Tese de doutoramento conclui que a evolução das doenças de Crohn e de colite ulcerosa em cada paciente é influenciada por “processos psicológicos”

“O tipo de processos psicológicos utilizados por pessoas com doença inflamatória do intestino (DII) pode influenciar diretamente a forma como esta patologia evolui em cada paciente”, refere uma nota da Universidade de Coimbra, sobre um estudo realizado por Inês Trindade, pesquisadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUC), no âmbito da sua tese de doutorado.

O estudo centra-se na importância dos processos psicológicos na evolução de pacientes com patologias como a doença de Crohn e Colite Ulcerosa, doenças autoimunes que causam inflamação crónica no intestino.

“Através da recolha de dados de mais de uma centena de doentes com DII, ao longo de 18 meses, verificámos que a forma como a pessoa lida com os seus pensamentos acerca da doença – se se relaciona ou não com eles, ou seja, se acredita neles como se fossem uma verdade absoluta ou consegue ter uma atitude mais distanciada e os observa apenas como produtos da sua mente – influencia a evolução da sua saúde física e da sua saúde mental”, descreve a pesquisadora.

Segundo a nota da UC, o estudo “permitiu mesmo concluir que a fusão cognitiva, a forma como a pessoa lida com a sua experiência interna, é mais importante para predizer a evolução física e mental dos doentes de DII do que a sintomatologia física da doença”, em que se incluem diarreia recorrente, fadiga, hemorragia retal, febre, dor abdominal, perda de peso não intencional e, em muitos casos, complicações não relacionadas como artrite.

“Estamos a reforçar tese de que não se pode querer tratar uma doença crónica apenas através da sua componente física: temos de abordar também a dimensão psicológica – até porque a dimensão psicológica afeta não só a saúde mental, mas também a saúde física dos doentes”, refere a pesquisadora.

Fonte: www.dn.pt

Consultas        (85) 3087 1112 | (85) 9 8901 1521 | 9 9788 0912

DR. FRANCISCO OLIVEIRA
CRM-CE 7368
Médico Endoscopista Titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva - SOBED, foi pioneiro nos procedimentos de ecoendoscopia no Norte /Nordeste. Especialização em Ecoendoscopia e Terapia Biliopancreática no "The LatinAmerican Advanced Endoscopic Training Center".
  • Colangiografia Endoscópica - CPRE
  • Gastrostomia Endoscópica
  • Endoscopia Digestiva Alta
  • Ecoendoscopia
  • Balão intragástrico
DR. GABRIEL SOARES
CRM-CE 8284
Médico Coloproctologista com formação em Cirurgia Videolaparoscópica.

Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará.
  • Cirurgia videolaparoscópica
  • Prevenção do Câncer colorretal
  • Manometria anorretal
DR. ROGER XIMENES DO PRADO
CREMEC 7734
Médico formado pela faculdade de medicina da Universidade Federal do Ceará – UFC
Cirurgião geral formado pelo curso de residência médica do Hospital Geral de Fortaleza – HGF
Cirurgião de Cabeça e pescoço pelo curso de residência médica do Hospital do Câncer do Ceará - ICC
DRA. CARLA CAMILA ROCHA BEZERRA
CRM 12374 | RQE 7678
Médica Coloproctologista com formação em Cirurgia Videolaparoscópica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará.
Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia
  • Prevenção do Câncer colorretal
  • Cirurgia colorretal videolaparoscópica
  • Cirurgia anorretal