Não consegue livrar-se da azia? Pois bem, ninguém gosta de sentir aquela sensação desagradável de ‘queimadura’ na garganta, que muitas vezes vem acompanhada de enjoo. A azia, ou refluxo ácido, surge quando o ácido que se encontra sobre o revestimento de proteção do estômago reflui para o esófago. A boa notícia é que pode fazer-lhe frente com a alteração de alguns hábitos. No entanto, se os sintomas forem persistentes, devem consultar um médico da especialidade.
Dicas para combater a azia
Mantenha uma alimentação saudável
Alimentos demasiado ácidos, picantes, gordurosos ou condimentados incitam o aparecimento de azia. Evite também bebidas com cafeína e álcool.
Não se deite depois de comer
Quando se coloca na horizontal logo depois de comer, está a dificultar a digestão e a estimular a produção de ácido no estômago, o que por sua vez lhe provocará azia. Evite comer nas duas ou três horas antes de dormir. Ao dormir, eleve a cabeceira da cama.
Evite estar muito tempo sem mastigar
Uma vez que o ácido gástrico acumula-se quando está muito tempo sem comer, deve evitar períodos em jejum muito longos. A melhor solução é comer várias vezes ao dia em porções pequenas e mastigar bem os alimentos.
Perca peso
O excesso de peso implica um aumento de pressão na zona abdominal, provocando azia. Razão pela qual muitas grávidas se queixam deste problema, devido à pressão do bebé no trato digestivo.
Não use roupa apertada
O vestuário demasiado justo comprime o abdómen, contribuindo para o surgimento da azia. Opte, sempre que possível, por roupa mais larga e confortável.
Evite situações de stress
Tente levar uma vida calma, sem grande picos de tensão. Estados como stress e ansiedade podem aumentar a sensibilidade gástrica, potenciando os efeitos da azia.
FONTE: Revista Maria