Para maior qualidade de vida, coloque algumas dicas em sua rotina:
1. Controle o estresse: muito estresse ou ansiedade podem fazer com que seu sistema digestivo trave, pois sua regularidade depende bem boa medida de fatores emocionais.
2. Ingira fibras solúveis e insolúveis: a fibra insolúvel não pode ser digerida pelo organismo e, portanto, ajuda a adicionar volume ao bolo fecal. Já a fibra solúvel atrai para si a água e ajuda a melhorar a qualidade das fezes. Boas fontes de fibras insolúveis incluem farelo de trigo, legumes e grãos integrais. Para obter fibras solúveis, aposte no farelo de aveia, nozes, sementes e legumes.
3. Mantenha-se hidratado: a água ajuda a dissolver gorduras e fibras solúveis, evitando a prisão de ventre.
4. Evite os alimentos ricos em gordura: em geral, alimentos gordurosos tendem a retardar o processo digestivo, tornando-o mais propenso à constipação. A proteína é uma parte essencial de uma dieta saudável, mas os cortes gordos de carne podem levar a uma pior digestão.
5. Café, álcool e cigarro: fumar e abusar de cafeína e álcool pode interferir negativamente no funcionamento do sistema digestivo e levar a problemas como úlceras estomacais e azia.
6. Incorpore probióticos na dieta: são as bactérias saudáveis naturalmente presentes no trato digestivo e vão muito além de manter a saúde intestinal em dia. Os probióticos melhoram a absorção de nutrientes, ajudam a fortalecer seu sistema imunológico, e podem ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável. Boas escolhas são o iogurte desnatado ou kefir, que têm pouca gordura.
7. Exercite-se regularmente: o exercício físico regular ajuda a manter os alimentos em movimento através de seu sistema digestivo, reduzindo a prisão de ventre. Além disso, ele ajuda a manter um peso saudável, o que é bom para sua saúde digestiva.
Fonte: conexasaude.com.br