A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou, recentemente, uma nota de alerta sobre a realização de endoscopia digestiva alta e baixa nos pacientes pediátricos em meio a pandemia da Covid-19. Estudos prévios já evidenciaram que os sintomas extrarrespiratórios da Covid-19 podem estar presentes de forma recorrente na população, chegando a cerca de 18% de manifestações do trato gastrointestinal (TGI), conforme uma meta-análise chinesa envolvendo mais de 4 mil pacientes.
A realização dos procedimentos endoscópicos, na atual situação, em pacientes com doença crônica do TGI, com exacerbação ou crise podem ser realizadas com cautela, assim como em paciente com acometimentos agudos, como hemorragia digestiva com repercussão clínica. Logo, os profissionais de saúde precisam estar orientados sobre como realizar esses procedimentos invasivos na atual situação.
A prevalência da Covid-19 nesses profissionais é significativa, sendo o risco de contaminação três vezes maior que a população geral. Por isso, é fundamental a prevenção e o uso correto do equipamentos de proteção individual (EPIs).
Fonte: pebmed