1. Comer sem fome.
A fome é um sinal fisiológico do corpo, assim como fazer xixi, fazer cocô, ter sede. Respeitar a fome é um princípio básico para se alimentar. Ignorar esse sinal fisiológico, antecipando o ato de comer, é uma agressão ao seu sistema digestivo, que não está devidamente preparado para receber uma nova remessa de comida. Muitas vezes ele ainda está digerindo o que você comeu na refeição anterior. A fome não tem hora marcada porque nosso metabolismo e o gasto energético não são exatamente iguais todos os dias. São muitas as interferências que modulam o apetite. Você vai saber identificar a fome quando ela for real. Assim como vc sabe a hora que quer ir ao banheiro. Não tem erro. O corpo já veio de fábrica com um maravilhoso manual de instruções, se você parar um pouco pra ouvir, com certeza vai entender como ele funciona. Fome emocional é a vontade de comer. Ela passa se você não ceder ou se ocupar com outra atividade pra distrair a atenção. Fome de verdade é inconfundível. Fique atento!
2. Comer em grande quantidade.
Nossa capacidade digestiva tem um limite. Exceder esse limite é comer demais, e isso vai sobrecarregar seu corpo para dar conta desse excesso. Você costuma sair da mesa após a refeição com uma sensação de peso na barriga? Fica com sono após o almoço? Esses são sinais clássicos de que você comeu em grande quantidade. Uma dica para controlar o impulso de comer demais é mastigar devagar e comer com calma. O cérebro precisa ter tempo de enviar esse comando para o estômago e fazer você parar de colocar comida pra dentro. Comendo rápido, essa informação chega atrasada, portanto, você já extrapolou o seu limite antes da mensagem chegar.
3. Comer com muita frequência.
Num mundo com tanta oferta de comida, lanchinhos disponíveis por toda parte, refeições a cada 2 ou 3 horas. Esse hábito é anti natural e anti fisiológico. Um adulto não tem fome para comer a cada 2 horas. A não ser que a dieta esteja pobre nutricionalmente, ou com um volume tão pequeno que não mate a fome por completo de uma determinada refeição. Fazendo uma alimentação completa e nutritiva, dificilmente você terá fome antes de 3 ou 4 horas. Podendo ser até mais de 4 horas, dependendo da sua potência digestiva. Se você garantir suas necessidades de energia e de nutrientes, o mais recomendado é que se faça as 3 principais refeições, ou no máximo 4 refeições, se o seu dia for muito cheio de atividades. Não mais do que isso!
4. Consumo de alimentos processados e ultraprocessados.
Hoje em dia, diante de tanta informação sobre alimentação, acredito que esse tópico não surpreenda mais ninguém. Comida de verdade, nutre o corpo. Comida de mentira, industrializada, intoxica o seu corpo. Corra léguas de distância desse setor no supermercado, pois a indústria vai tentar te capturar. Não caia na cilada de achar que não é tão ruim assim. É muito ruim sim!
5. Sedentarismo.
Esse tópico dispensa comentários!
Fonte: Fernanda Mendonça Dias