Azia frequente é normal?

Sentir uma queimação no estômago ou aquela sensação de “fogo” subindo pelo peito após as refeições pode parecer algo comum. Mas, quando a azia se torna frequente, é importante entender que isso pode ser mais do que um simples desconforto.
Quando devo procurar um gastroenterologista?

Sentir azia, refluxo ou desconforto abdominal com frequência pode ser um sinal de alerta! O gastroenterologista é o médico especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do sistema digestivo, incluindo problemas no estômago, fígado e intestino. Além dos sintomas evidentes, consultas preventivas são essenciais, especialmente após os 45 anos. Saiba mais sobre os sinais que indicam a necessidade de avaliação médica e como cuidar melhor da sua saúde digestiva!
Endoscopia ou Colonoscopia

Endoscopia e colonoscopia são exames essenciais para avaliar a saúde do sistema digestivo, mas cada um tem indicações específicas. A endoscopia digestiva alta investiga o esôfago, estômago e duodeno, sendo recomendada para sintomas como azia, refluxo e suspeita de gastrite. Já a colonoscopia examina o intestino grosso, sendo indicada para casos de sangue nas fezes, alterações intestinais persistentes e prevenção do câncer de cólon. Saiba mais sobre qual exame pode ser o ideal para você e como eles contribuem para um diagnóstico preciso e seguro!