1. COMO É FEITO O EXAME?

Para a realização de colonoscopia, é necessário um bom preparo dos cólons, com soluções laxativas orais e jejum de pelo menos 6 horas. Isso possibilita a detecção de inflamações (colites), áreas estreitadas (estenoses), pólipos, lesões vasculares, e lesões pré-cancerosas. É o método mais eficaz na detecção do câncer colorretal.

O paciente deverá ir acompanhado de adulto que possa conduzi-lo até sua residência ao final do procedimento, levando documento de identificação e solicitação médica devidamente autorizada por sua operadora de saúde.

Inicialmente, são retirados todos os acessórios metálicos do corpo (anéis, brincos, pulseiras, cordões). Em local reservado, mudará sua roupa e usará bata descartável. Na sala de exame, enfermeira e médico anestesiologista serão responsáveis pela punção venosa e administração de soro e sedativos (fentanil, midazolan, propofol). Será posicionado em decúbito lateral esquerdo com os joelhos fletidos em posição confortável. Se necessário, receberá oxigênio suplementar através de cateter ou máscara.

Após o sono induzido, um videoendoscópio chamado colonoscópio será introduzido através do reto e percorrerá todo o trajeto dos cólons até a porção final do intestino delgado (íleo terminal). Monitorização contínua é empregada para detectar alterações na frequência cardíaca e oxigenação do sangue. Todo o exame é realizado durante o sono do paciente, que é despertado após a retirada do aparelho. Ele permanecerá em um local tranquilo, chamado recuperação anestésica, onde ficará em repouso por alguns minutos até recuperar toda a consciência, e receberá as informações sobre o exame. Após a saída da clínica, poderá ingerir alimentação leve e retornar a sua residência. Amnésia temporária é considerada normal em virtude dos sedativos empregados. No dia seguinte, deverá retornar às suas atividades habituais.

2. QUAIS AS INDICAÇÕES PARA O EXAME?

• Avaliação de sangramento no trato digestivo baixo (sangue vivo ou escuro)
• Avaliação de perda sanguínea crônica (anemia, sangue oculto positivo)
• Prevenção em pacientes com mais de 50 anos
• Seguimento do câncer de cólon ou reto após cirurgia, quimioterapia ou radioterapia
• Seguimento de pólipos neoplásicos ressecados
• Avaliação dos familiares de pacientes portadores de polipose hereditária
• Diagnóstico e avaliação da extensão das doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn e retocolite ulcerativa)
• Avaliação da diarreia crônica de origem indefinida
• Descompressão de segmentos colônicos (volvos)
• Remoção de corpos estranhos
• Dilatação de estreitamentos (estenoses)
• Diagnóstico e tratamento de lesões vasculares (angiodisplasias)
• Avaliar anormalidade detectada em outro método (TC, RNM, Enema opaco)

3. EFEITOS ADVERSOS

Em mãos experientes, a colonoscopia é um método seguro, porém, não é isenta riscos. Os efeitos adversos podem ser decorrentes do preparo (desidratação), da sedação anestésica (flebite, eventos cardiovasculares), da introdução do colonoscópio ou de métodos terapêuticos específicos. A perfuração é um evento raro, que pode ocorrer durante o exame, acontecendo em 0,05% dos casos. A hemorragia acontece em cerca de 0,02% dos casos, especialmente após a remoção de pólipos de grandes dimensões. Seu endoscopista é habilitado a reconhecer prontamente eventuais danos e realizar a terapêutica adequada.

Poderá ser necessário procedimento cirúrgico para o tratamento definitivo de complicações maiores.

Pacientes que usam anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários devem informar ao endoscopista antes de iniciar o procedimento, para adequação ao exame, minimizando riscos adicionais.

4. PÓS PROCEDIMENTO

Após total recuperação da consciência, o paciente receberá as informações sobre o exame, como laudo escrito, orientação sobre biópsias coletadas ou procedimentos realizados (polipectomia, dilatações, injeção de substâncias), medicamentos adicionais quando necessários, e retorno ao médico solicitante.

A análise histopatológica será realizada por outra equipe, de anatomia patológica, em clínica conveniada com sua operadora de saúde.